Fundo preto e uma linha de luz brilhante onde está escrito "2023".

Tendências de negócios de impacto e ESG para prestar atenção em 2023

Tendências de negócios de impacto e ESG para prestar atenção em 2023

Se você está aqui é porque já deve saber da relevância dos negócios de impacto e das boas práticas ESG no mercado corporativo. De qualquer forma, não custa relembrar o crescimento que essas pautas tiveram ao longo do último ano. Afinal, elas já podem ser consideradas tendências de negócio para 2023.

Para começar, de acordo com o Google Trends, a busca pelo termo ESG triplicou em 2022, aumentando cerca de 150% em relação ao ano passado. Enquanto isso, com base em um estudo da NielsenIQ, descobrimos que 66% das pessoas estão dispostas a pagar mais por serviços e produtos de organizações comprometidas com ações socioambientais. Isso representa uma alta de 11 pontos percentuais em relação ao ano anterior da pesquisa. Ainda, ações de empresas ligadas ao capitalismo consciente tiveram um desempenho 10,5 vezes maior do que empresas listadas no Índice S&P 500, que agrupa as 500 principais organizações dos Estados Unidos na Bolsa de Valores.

Esses são apenas alguns dos dados que comprovam como esses conceitos estão se tornando cada vez mais relevantes e ocupando espaços mais importantes dentro do mercado. Não é à toa que fazem parte de diversas listas de tendências corporativas para o próximo ano. Para você que busca se aprofundar ainda mais nesse universo, separamos as 5 principais iniciativas de negócios de impacto e boas práticas ESG que devem ser levadas em consideração para alavancar seus resultados em 2023.

1. Ascensão e disseminação das diretrizes ESG no mercado corporativo

Boas práticas ESG ainda são subaproveitadas por muitas organizações. De acordo com uma pesquisa conduzida pela Robert Half, 56% das pessoas acreditam que a ausência de uma área focada neste tema é uma das principais barreiras para a sua evolução dentro das companhias, enquanto 37% dizem ser a falta de apoio das lideranças.

Para ter sucesso nesse quesito, é necessário entender que os parâmetros ESG envolvem todo o funcionamento da empresa, sendo uma mentalidade incorporada e praticada por toda a equipe. ESG deve fazer parte da sua cultura organizacional para que seu negócio esteja na vanguarda. 

Para isso, comece mantendo relatórios de transparência e responsabilidade em dia, mapeando os impactos da sua organização nos aspectos social e ambiental, planejando minimizar sua pegada ambiental e nutrindo uma relação saudável e respeitosa com todos os seus stakeholders.

2. Consciência ambiental

Com a implementação da Agenda 2030 da ONU e a reformulação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), iniciativas de consciência e preservação ambiental vêm ganhando muita força. Tendências de reutilização, upcycling e produtos naturais estão em alta no mercado, pautando estratégias e criando novas oportunidades de negócios. 

Para ilustrar, temos a onda de moda upcycling, que consiste em reaproveitar materiais tidos como sobras para criar novos produtos. Além disso, a reutilização de resíduos está se tornando quase obrigatória nas empresas, originando outros materiais e até sendo convertidos em bioenergia. Por fim, cosméticos em barra estão sendo cada vez mais consumidos, com base na premissa da redução do uso de plástico. Ainda há muito espaço no mercado para novos negócios focados em resolver esses problemas ambientais, o que pode te motivar na criação de uma nova organização.

Mesmo se sua empresa já estiver estabelecida e não atuar na área ambiental, você ainda deve levar essa prática em consideração. Por exemplo, é interessante você destinar apropriadamente seus resíduos, optar por usar energias renováveis e retirar plásticos de uso único do seu cotidiano. No geral, um bom começo é se monitorar para ter um consumo mais consciente e menos impulsivo, tanto a nível pessoal quanto organizacional.

3. Responsabilidade social

Como mencionamos acima, responsabilidade social é algo que está sendo muito cobrado das empresas pelos próprios consumidores. Conforme relatório do Capgemini Research Institute, 79% das pessoas mudam suas preferências de compra com base na responsabilidade social, inclusão ou impacto ambiental. Ainda, 46% da população brasileira espera um impacto social positivo das marcas com as quais têm relacionamento, de acordo com pesquisa da Opinion Box.

Essa é uma tendência que chega com força para as empresas em 2023, que devem focar em metas e projetos que conectem seu core business à responsabilidade social e aos ODS. Três temas que se mostram muito relevantes para o próximo ano são a educação básica, geração de trabalho e renda, e combate à fome e extrema pobreza.

4. Tecnologias sustentáveis

A tecnologia vem exercendo um papel essencial para a sustentabilidade, o que cria um ótimo cenário para as empresas verdes, ou greentechs. Inclusive, segundo estudo da Distrito, empresas desse modelo já receberam, juntas, mais de US $991 milhões em aportes ao longo dos últimos 10 anos

Novamente, mesmo se sua organização não seja uma greentech, vale a pena investir no seu desenvolvimento tecnológico, que muitas vezes acaba sendo mais sustentável do que antigos modelos de negócio. 

5. Gestão de confiança, risco e segurança

Muitas companhias ainda sofrem de violações de privacidade e vazamento de dados, o que diminui sua credibilidade com consumidores. Isso se dá principalmente pela falta de gerenciamento de risco

Gestão de confiança, risco e segurança já são conceitos defendidos pelo pilar de governança do ESG há bastante tempo. No entanto, a tendência para 2023 é que esses temas sejam focados no desenvolvimento da Inteligência Artificial. Esta, que por sua vez, vem se tornando cada vez mais essencial e intrínseca aos negócios, nas mais diversas áreas de atuação.

De acordo com a Gartner, organizações que operacionalizam a transparência, a confiança e a segurança da Inteligência Artificial verão seus modelos alcançarem uma melhoria de 50% nos resultados até 2026. Seja isso em termos de adoção, metas de negócios e também da aceitação do usuário. 

Esperamos que este material te ajude a planejar seus focos e metas para 2023. Já sendo um negócio de impacto e adotando boas práticas ESG ou não, com certeza você só tem a ganhar a prestar atenção nessas tendências. E claro, para te ajudar na implementação de todas essas iniciativas, conte com o Yiesia

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