Foto de peças de madeira com letras desenhadas. Juntas, elas soletram as palavras ordem e caos, em inglês.

Como saber se minha empresa é uma organização caórdica?

Como saber se minha empresa é uma organização caórdica?

Você já se deparou com o termo caórdico? Dee Hock, fundador e ex-CEO da Visa, criou o termo em 1999 para se referir a um novo sistema de organização empresarial. Caórdico é a junção da ordem e do caos, uma ideia inspirada nas florestas tropicais. Leia a seguir para entender como esse conceito se aplica no mundo corporativo.

O que é uma organização caórdica?

De acordo com Hock, organizações caórdicas são instituições administradas por uma combinação de ordem e caos. Essa dinâmica provoca uma transformação no modelo de negócios e consequentemente causa um crescimento sustentável. Esse modelo possui uma distribuição de poder e riqueza que tende a ser mais equânime. Nele, pode-se observar também uma maior compatibilidade entre o espírito humano e a biosfera.

É exatamente nas organizações caórdicas, que imitam o funcionamento do ecossistema de uma floresta tropical, onde o resultado positivo inesperado acontece. Vamos nos aprofundar nessa comparação a seguir.

O paralelo entre organizações caórdicas e as florestas tropicais

Victor W. Hwang, especialista econômico e empreendedor do Vale do Silício, apresentou um white paper bastante interessante na faculdade de Direito da Universidade de Chicago (EUA), em 2012. Nesse artigo, ele basicamente analisava como organizações inovadoras poderiam ser criadas e multiplicadas no contexto de uma economia sustentável. Segundo o autor, os negócios se desenvolvem em um cenário de competição global feroz, os custos trabalhistas envolvidos são altos e a demanda por crescimento e geração de lucro é interminável. Isso implica um contexto completamente desfavorável ao crescimento sustentável, mas como se relaciona com as florestas tropicais?

As florestas tropicais se comportam de forma a criar uma fauna e flora inusitadas. O que Hwang observou com base nisso foi que podemos refletir sobre o conceito de inovação a partir de uma nova perspectiva. 

Podemos buscar identificar um cenário em que a inovação possa emergir de forma espontânea. Isso se dá meramente pela combinação desestruturada de elementos existentes, que se agrupam por vontade própria, se associam por atração e criam resultados positivamente surpreendentes.

Inovação é um processo vivo e dinâmico que simplesmente floresce e não há como ser induzido. Trata-se de “geração espontânea”, onde o movimento criativo não precisa ser estimulado para surgir. São as condições do ambiente e do contexto que naturalmente propiciam o aflorar do pensamento inovador, que será o diferencial corporativo estratégico.

Por que adotar o sistema caórdico é benéfico para a sua empresa?

Dee Hock discute muito a utilização de parcerias e do processo colaborativo para intensificar a geração de conhecimento inovador. Foi isso que aconteceu com as startups no Vale do Silício. Todas as partes envolvidas, sempre muito diversas, estavam altamente comprometidas em alcançar um objetivo comum.

Em uma estrutura onde os participantes trabalham muito próximos em prol de uma mesma solução, sob os mesmos estímulos naturais, é óbvio que a sinergia e a simbiose sejam prevalentes. Isso ocorre mesmo no cenário de diversidade das partes. As dimensões de respeito e cuidado passam a ser relevantes para o sucesso do projeto. As desigualdades são entendidas como oportunidades para o avanço da consciência inovadora, ao invés de ameaças e desavenças. Observa-se uma alta tolerância para o conflito, e a liderança pela imposição de autoridade está fora de questão.

Assim como nas florestas tropicais, o inteiro sistema das organizações caórdicas não consegue controlar o processo interno de funcionamento. Ele serve apenas como pano de fundo que oferece um ambiente adequado, com variáveis propícias para a criação de novas espécies de conhecimento.

Qual o melhor momento para ser uma organização caórdica?

Hock comenta que estamos experimentando uma era de colapso dos arcabouços organizacionais. Segundo ele, uma nova fase e forma de agir e pensar está emergindo.

A realidade é que não existe um momento certo ou errado para adotar o sistema caórdico na sua organização. No entanto, não podemos negar que atualmente o mercado está em busca de novos modelos organizacionais. Alguns indicativos são a popularização da onda ESG e o crescimento de negócios sustentáveis. Com isso em mente, optar por uma nova forma de conduzir seu empreendimento pode ser justamente o que falta para alavancar seus resultados. Para te ajudar nessa busca de um modelo de negócio ideal para você, conte com o Yiesia!

Se quiser saber mais sobre as organizações caórdicas, você pode acessar os seguintes conteúdos:

Gostou desse conteúdo? Compartilhe!
Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked*