Negócios sustentáveis - os novos queridinhos dos investidores

Negócios sustentáveis – os novos queridinhos dos investidores

NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS – OS NOVOS QUERIDINHOS DOS INVESTIDORES

Você já se perguntou se o seu negócio é sustentável? Você saberia identificar se ele é de fato sustentável ou não? 

Talvez esses sejam conceitos ainda desconhecidos para você, ou que você não considerava importantes até agora, mas isso está prestes a mudar. Neste artigo vamos te explicar no que consistem os negócios sustentáveis, porque você deve implementar esse modelo na sua organização, e porque ele é inclusive mais lucrativo do que outros sistemas empresariais.

O que são negócios sustentáveis?

Para começar, negócios sustentáveis não se resumem apenas a ações de preservação do meio ambiente, apesar deste ser um dos pilares mais importantes do empreendimento. Como o próprio nome diz, esse modelo de negócio se baseia em ser sustentável, estando preocupado com os efeitos negativos da sua atividade empresarial no planeta. Isso se aplica principalmente na esfera econômica e, claro, ambiental. 

Ser economicamente sustentável significa que a organização precisa ser capaz de se auto sustentar por um longo período. Não adianta nada, por exemplo, ter um crescimento desenfreado mas irresponsável. Isso fará com que a empresa não consiga se bancar e tenha que fechar as portas pouco tempo depois. O retorno financeiro continua sendo bastante importante, ele só não deve ser seu objetivo. Normalmente, o lucro se torna uma consequência das boas práticas de sustentabilidade, mas vamos falar sobre isso mais para frente neste texto.

O conceito de ser ambientalmente sustentável é o mais conhecido, e normalmente o mais difundido dentro dos negócios. Ele tem como objetivo a preservação do meio ambiente e o incentivo a tecnologias e inovações sustentáveis. São ações que conseguem ajudar a reconstruir o planeta, ao invés de contribuir para sua destruição.

Resumindo, são empreendimentos que possuem uma grande preocupação com a responsabilidade socioambiental e corporativa. Empresas que seguem essa mentalidade normalmente também fazem parte do sistema do capitalismo consciente, um modelo que tem cada vez mais chamado a atenção de investidores.

Os 8 princípios dos negócios sustentáveis

Para ficar mais fácil de entender na prática como funcionam os negócios sustentáveis, o Pacto Global da ONU realizou um estudo sobre 11 Tendências de Sustentabilidade empresarial no “outro normal”. Nele, são elencados 8 princípios que devem nortear as empresas em suas jornadas para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. De acordo com a pesquisa, o mundo precisa de empresas:

  1. Capazes de colocar o propósito antes do lucro – elas devem ser agentes de transformação em prol do benefício coletivo.
  2. Que tratem os humanos como humanos e não apenas recursos – os valores da organização devem estar alinhados com os das pessoas que fazem parte da comunidade ao seu redor.
  3. Mais preocupadas em cooperar do que competir na construção de respostas para os dilemas da sociedade – as instituições precisam trabalhar em conjunto para enfrentar esses problemas, como mudanças climáticas e desigualdades históricas de bem-estar social.
  4. Mais sensíveis à noção de interdependência – escolhas individuais também impactam o coletivo, por isso os negócios precisam sempre ter em mente todos os seus stakeholders.
  5. Mais éticas, cuidadoras e transparentes – essas atitudes fortalecem a confiança entre empresas e a sociedade, além de serem boas práticas de governança.
  6. Interessadas não só em zerar impactos, mas regenerar – precisamos reverter o estrago que está sendo feito no mundo, não só desacelerá-lo, por isso as organizações devem investir em processos inovadores, sustentáveis e disruptivos.
  7. Com mais líderes orientados por valores – os empreendimentos precisam de líderes que inspirem e que valham a pena seguir.
  8. Que sejam parte da solução e protagonistas de uma nova economia – as boas práticas ESG são um ótimo guia a ser seguido.

Como ser sustentável em diferentes setores?

A ótima notícia é que sua empresa não precisa ter nascido como um negócio sustentável para poder trilhar esse caminho hoje. Você pode ir se ajustando ao longo da jornada, começando um passo de cada vez. Existem grandes organizações de diferentes setores que hoje são referência como negócios sustentáveis. Algumas começaram com esse foco, outras perceberam sua importância mais recentemente, e não perderam tempo em se adaptar. 

  • Banco do Brasil – atua com foco em oferecer uma carteira de crédito com negócios sustentáveis, além de produtos e serviços com responsabilidade socioambiental, investindo na economia verde.
  • Unilever – pelo 12º ano seguido, a empresa é reconhecida como líder em sustentabilidade pela pesquisa GlobeScan SustainAbility Leaders.
  • Natura & Co – desde 2007, são uma organização 100% carbono neutro. Em 2018 se tornaram a primeira companhia brasileira a conquistar o selo The Leaping Bunny, da Cruelty Free International. Ainda, são uma empresa que faz parte do Sistema B.
  • Suzano – possuem uma estratégia de sustentabilidade reconhecida mundialmente, baseada em ser ainda mais climate positive, mitigar o problema da distribuição de renda e substituir plásticos e derivados do petróleo.

As vantagens por trás da sustentabilidade

Além de todos os benefícios que as empresas podem proporcionar para o planeta e para a sociedade ao serem sustentáveis, ainda existem várias vantagens empresariais de ser um negócio sustentável.

Para começar, você consegue aumentar a eficiência da sua produção e diminuir desperdícios de insumos, além de diminuir custos, evitar multas e receber incentivos fiscais. Segundo um estudo da Allied Market Research, o mercado global de tecnologias verdes e empreendedorismo sustentável deve movimentar mais de 48 bilhões de dólares até 2027.

Do lado mais social, ao ser uma companhia sustentável você criará uma nova relação com sua equipe de pessoas funcionárias, que provavelmente se sentirão mais identificadas e valorizadas. Não apenas elas, mas clientes também. Ao adotar esse posicionamento, sua marca como um todo deve valorizar. De acordo com uma pesquisa da Boston Consulting Group, 95% da população brasileira espera que as empresas sejam mais sustentáveis, um comportamento que foi bastante impulsionado pela pandemia de COVID-19.

Além disso, sua empresa também estará mais propícia a impulsionar inovações sustentáveis e atrair investidores, que estão vendo na sustentabilidade uma ótima oportunidade de negócio. 

Já se convenceu de que sua organização precisa começar a trilhar um caminho mais sustentável? Não é um processo tão difícil assim, mas também não é simples. Você precisa conhecer seu empreendimento a fundo, engajar toda a sua equipe nessa mudança e criar programas bem estruturados de implementação da nova estratégia. A boa notícia é que o Yiesia pode te ajudar com tudo isso! Então entre em contato conosco que vamos te guiar e acompanhar nessa jornada de transformação.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe!
Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked*