Cisnes negros nadando em um lago de água azul clara

Explicando a lógica do cisne negro e cisne verde: o impacto do altamente improvável

Explicando a lógica do cisne negro e cisne verde: o impacto do altamente improvável

O mais importante que você saiba é que buscar por um cisne negro significa contribuir para um gerenciamento de riscos eficaz na sua organização. E como profissionais de Compliance e Governança não se cansam de falar, saber gerenciar riscos de forma inteligente é essencial para o sucesso de qualquer negócio.

É claro que estamos falando de cisnes negros e verdes de maneira metafórica. Eles representam eventos que desafiam as expectativas, e saber encontrá-los pode te ajudar a proteger sua empresa.

O que é a Lógica do Cisne Negro?

A Lógica do Cisne Negro foi criada em 2007 por Nassim Taleb, com o lançamento de seu livro “A lógica do Cisne Negro: o impacto do altamente improvável”. Nela, Taleb nos desafiou a pensar sobre o inimaginável e identificar fragilidades usando outras ferramentas que não o estudo do passado para prever o futuro. Afinal, depender de projeções futuras baseadas em lições passadas é uma grande falácia para um pensamento preventivo eficaz.

O termo “cisne negro” é utilizado para se referir a eventos cuja probabilidade de ocorrência é muito baixa, porém possuem efeitos altamente impactantes ou catastróficos. Desta forma, são considerados difíceis de serem previstos ou prevenidos.

A alusão a esta ave e sua relação com o título do livro deve-se ao fato de que até 1697 os cientistas acreditavam que apenas cisnes brancos existiam. Foi uma grande surpresa para todos quando um espécime negro foi descoberto na Austrália nessa mesma época.

A presunção de que todos os cisnes seriam brancos só porque todos os observados até então eram brancos é uma premissa equivocada. Ela aponta para a possibilidade de nos depararmos com o impossível até que este imponderável se materialize. Ter essa visão preventiva com o altamente improvável em mente é uma ótima estratégia e ferramenta também no mundo dos negócios, mas vamos nos aprofundar neste tema daqui a pouco.

Como surgiu a Teoria do Cisne Verde?

A Teoria do Cisne Verde é um exemplo prático da Lógica do Cisne Negro. Ela foi publicada pela primeira vez em 2020 pelo banco suíço Bank for International Settlements (BIS), contendo um estudo feito por Frédéric Samama, Luiz Pereira da Silva, Morgan Despres, Patrick Bolton e Romain Svartzma. Ela nada mais é do que a “materialização” do Cisne Negro em uma figura que representa a perspectiva de uma grande crise financeira causada pelas mudanças climáticas. Assim surge o Cisne Verde.

Você com certeza já percebeu que as calamidades climáticas estão se tornando cada vez mais frequentes. São incêndios nas florestas da Austrália, furacões no Caribe e secas na Europa. Na verdade, não precisamos nem ir tão longe. Mesmo no Brasil, infelizmente está quase se tornando uma regra as terríveis chuvas e deslizamentos que assolam os litorais todo verão.

Esse é o ponto de partida para o Cisne Verde. A partir desses desastres naturais, a economia vai se moldando e adaptando de certa forma que caminha para uma crise. Mortes, prejuízos materiais e interrupções de atividades industriais produzem um efeito extremamente negativo para a sociedade e economia, que ainda não pôde ser totalmente mensurado.

Como o altamente improvável pode impactar seu negócio?

Segundo Nassim Taleb, somos presunçosos em crer na nossa capacidade de prevenir. E mais pretensiosos ainda em acreditar que temos informação suficiente disponível. Desta forma, fica fácil cair na armadilha de que eventos altamente improváveis e impactantes poderiam ter sido evitados.

No entanto, sabemos que é impossível prever todos os acontecimentos futuros catastróficos, uma vez que vivemos em um mundo governado por Cisnes Negros. Ainda assim, é nosso dever para com as organizações para as quais trabalhamos buscarmos alternativas de identificá-los. Só assim conseguiremos começar a proteger as instituições de riscos desconhecidos.

O altamente improvável é capaz de virar nosso mundo de cabeça para baixo. Pode sempre haver uma mudança repentina na legislação, que proíba a extração de combustíveis fósseis, por exemplo. Ou então a percepção do mercado pode mudar, fazendo com que donos de ativos financeiros decidam abruptamente se livrar deles. Então o que acontece? Como sua empresa pode reagir a esse contexto? Todos nós nos lembramos do que ocorreu após a crise de 2008, não é mesmo?

Assim, devemos esperar o impensável. Temos que nos preparar para o impacto de um evento, mesmo que ele não seja previsível. Mas como isso é possível?

Como se preparar para enfrentar os Cisnes Negros e Cisnes Verdes do mercado?

Estamos tratando de eventos que ainda não conseguimos nem imaginar. Logo, nos prepararmos para enfrentá-los parece uma tarefa quase impossível. Apesar de não haver nenhum gabarito, existem algumas ações que podem te ajudar nesse processo:

  • Preste atenção àquilo que parece estar indo bem, dentro e fora da empresa;
  • Reveja fluxos e processos em áreas consideradas sólidas;
  • Fique atento àquelas atividades que se encontram em crescimento de volume e importância;
  • Revisite assuntos que tenham sido postos de lado por alguma razão;
  • Tente descobrir um segredo da empresa;
  • Não menospreze o que possivelmente foi considerado de pouca importância;
  • Tome cuidado com tudo o que tenha sido desenvolvido com extrema complexidade.

A Lógica do Cisne Negro torna aquilo que não sabemos mais relevante do que aquilo que conhecemos, exatamente porque é de lá que vem os acontecimentos improváveis. Tudo o que sabemos torna-se insignificante quando um Cisne Negro aparece; ou, continua em aberto a possibilidade de reequacionarmos o que enxergávamos à luz do surgimento de algo que desconhecíamos.
Para preparar seu negócio contra a maior gama possível de eventos impactantes, e ainda fortalecer seu gerenciamento de riscos, conte com o Yiesia. Oferecemos a elaboração de uma complexa Matriz de Risco para te ajudar com essa tarefa.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe!
Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked*